sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Comer de forma consciente

O que é isto de comer de forma consciente? Comer de forma consciente é prestar atenção a todo o processo da alimentação de forma altamente consciente. É aprender a ouvir o corpo, a fome ou saciedade, as emoções, porque comemos, que nos guiam nas escolhas alimentares que fazemos diariamente. Comer de forma consciente é apreciar cada garfada, sentir a textura de cada alimento, sentir o sabor de cada pedaço de alimento que levamos a boca, sentir o cheiro dos alimentos, estando consciente dos sinais que o corpo transmite. 

Ao comermos de forma consciente comemos mais devagar, mastigamos mais os alimentos. Só cerca de 20 minutos depois de começar-nos a comer é que a mensagem de saciedade chega ao nosso cérebro. Percebe o que acontece quando come de forma rápida? A verdade é que come mais pois demora um pouco para que se senta saciado. Nas minhas consultas de hipnocoaching tenho ajudado várias pessoas que pretendem perder peso, ensinando-lhes a comer de forma consciente. Experimente, use os seus cinco sentidos, coma de forma consciente.  











Resumindo:
Aprecie o aroma e o aspecto dos seus alimentos. Observe as cores, texturas e cheiros da comida e imagine o sabor que ele terá.
Saboreie os aromas e sabores do alimento que você está a comer. Desperte a consciência de todas as sensações diferentes que você está a experimentar.
Faça uma pausa entre cada garfada, pousando os talheres no prato. 
Empurre seu prato para a frente ou levante-se da mesa assim que você se sentir satisfeito. O desejo de continuar a comer vai passar rapidamente. Tenha em mente que você vai comer de novo apenas quando está com fome.

Fique bem, seja feliz!
Gabriela Lima Barros


Sem comentários:

Enviar um comentário