segunda-feira, 27 de abril de 2015

Auto-sabotagem o inimigo que vive em si

Auto-sabotagem é um comportamento negativo que bloqueia a pessoa impedindo-a de atingir os resultados desejados. Pode se manifestar na forma de preguiça, pessimismo, procrastinação, desânimo, falta de vontade, falta de coragem, atitudes impensadas, frases ou palavras erradas na hora errada. A verdade é que por auto-sabotagem  perdemos muitas coisas na vida. Apesar de querermos atingir metas, objetivos de vida ou os nossos sonhos, muitas vezes nos auto-sabotamos. A maioria das vezes, não nos apercebemos do que acontece, apenas depois de inconscientemente termos feito alguma coisa que acaba impedindo a realização dos nossos sonhos.
 E porque isso acontece? Porque nós agimos automaticamente, porque aprendemos a automatizar comportamentos. Também porque muitas vezes agimos pelas nossas crenças ou seja pela maneira como nós vemos a vida.
 Quais são as crenças que estão por trás desses comportamentos? Do que é, que você se esta a proteger? Porque se está a se auto-sabotar? Que crença limitante está a dar força para que não atinja os seus sonhos? Será que cresceu a ouvir alguma frase que hoje a/o limita? Existe algo no seu passado que ainda não foi resolvido e a/o mantém presa/o? Será que dentro de si existe uma voz que lhe diz, que você não é capaz ou não sabe alguma coisa?
O importante, é começar por identificar que factores a/o estão a levar a sua auto-sabotagem, a procrastinação? As crenças limitantes? Medo do sucesso? O medo do fracasso?
Talvez já tenha no passado tentado mais vezes atingir os seus objetivos e por algum motivo não conseguiu, não se foque nisso, aprenda com o passado mas concentre-se no presente com as possibilidades que você tem agora na sua vida para a/o levar a atingir os objetivos que você tem hoje. Pergunte-se: como eu posso hoje usar todo o meu potencial? Como posso aprender mais?
Crie novas ideias possibilitadoras, aprenda mais, existem diversas maneiras de o fazer, encontre aquela que para si fizer maior sentido. Vigie os seus pensamentos, pensamentos de derrota reduzem sua auto-estima e como consequência comprometem o seu desempenho.
Sabe onde quer chegar? Sabendo onde quer chegar, definindo o seu objectivo e encontrando o seu propósito, arregace as mangas e entre em ação. Depois a cada passo que der para atingir a sua meta, vá avaliando e vigiando os seus resultados. Esta a eliminar os possíveis causadores de auto-sabotagem? O que ainda precisa fazer? O que tem que ir mudando ou adaptando? Como pode aumentar a sua autoconfiança? Que medo ainda precisa vencer?
Abandone a auto-sabotagem. Abrace as suas vontades e faça acontecer! Valorize-se, Ame-se e viva o Aqui e o Agora com coragem.
Fiquem bem, sejam felizes!

Gabriela Barros 

Sem comentários:

Enviar um comentário